segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Atividades e Jogos

 

  • Acrósticos:

São formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que tenham ligação. A palavra na vertical pode ser o tema da aula e propor aos evangelizandos completarem as palavras na horizontal. Exemplo:

F elicidade

A mor

M ãe

I rmão

L ealdade

I nseparável

A mizade

 

  • Trilhas:

Como jogar:

Divida a turma em dois grupos ou mais, cada grupo deve ter uma peça diferente e pequena para poder se movimentar no tabuleiro (botão ou algo parecido). Um grupo de cada vez vai jogar o dado para cima e movimentar a sua peça de acordo com o numero que sair no dado (ex: ao jogar o dado o nº2 ficou para cima, então vou colocar a minha peça na casa de nº 2, se na prox jogada sair o nº 1, avançarei uma casa, ficando assim na de numero 3,…).  Quem terminar o caminho primeiro vence o jogo. Mas pode-se colocar perguntas de acordo com o tema nas casinhas e pegadinhas como “volte 3 casas” “Fique uma rodada sem jogar” “avance 1 casa”… (ex: quando cair casa nº5, tem que responder uma pergunta sobre a aula, se errar deverei voltar 2 casas,…)

Modelos:

trilha trilha2

 

  • Jogo da velha:

Dois jogadores escolhem uma marcação cada um, geralmente um círculo (O) e um xis (X).

Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, numa lacuna que esteja vazia.

O objectivo é conseguir três círculos ou três xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal , e ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada.

Quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos.

Dividindo a turma em dois grupos, na hora de colocar a peça no espaço desejado o grupo deverá responder uma pergunta de acordo com o tema da aula, se acertar coloca-se a peça (x ou O, ou outras figuras), caso contrario perde a vez e não tem o direito de colocar a peça.

Modelos:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA         (em E.V.A.)

 

  • Origami:

São dobraduras de papel, que auxiliam na hora de contar uma história, pode-se fazer os personagens da história, com modelos simples e um pouquinho paciencia, as crianças irão adorar confeccioná-los. Dá para ensinar a fazer móbiles ou simplesmente colar em uma folha o origami pronto e depois pintar o cenário.

Modelos:

origami origami2 origami3 origami4     

Tema: Lei de causa e efeito

 

AULA 1:

Tema: Ação e reação
1. Prece Inicial
2.Fixação Inicial: Levar uma tábua para a sala e pedir que as crianças/jovens a perfurem com pregos. Após isso peça que observem as marcas que ficaram.
3. Desenvolvimento:
Introdução
Mostrar figuras numa revista: rostos de pessoa e perguntar por que estão felizes, tristes, ou
preocupadas, etc..
Deixar cair um lápis / caneta empurrar uma bolinha, puxar um fio e perguntar por que eles se
moveram.
Perguntar por que alguém fica gripado, ou com dor de barriga.
Mostrar que tudo tem um porque, todas as coisas tem uma causa, tudo que se faz tem uma
conseqüência.
História:
A Tábua
“Quando menino eu era traquinas, rabugento, respondia a tudo que me dissessem e não contribuía, absolutamente, para que nossa casa fosse um paraíso. Muito pelo contrário!
Meus pais me aconselhavam com paciência infinita e com muito amor sem que eu, entretanto, seguisse os seus conselhos.
Um dia papai me chamou para conversarmos. Eu tinha feito diabruras de toda espécie e pensei que ele tinha perdido a paciência e ia, ou dar-me uma surra, ou um castigo e uma repreensão.
Ele, todavia, não fez nada disso. Não parecia aborrecido e simplesmente me disse:
- Filho, eu percebo que você não tem idéia do que é a sua conduta. Mas pensei em algo que
poderá lhe mostrar isso muito bem. É uma brincadeira, mas poderá lhe ajudar muito. Venha
comigo.
Levou-me à sua improvisada oficina de trabalho. Lá dentro falou-me:
Veja tenho aquiu ma tábua nova, lisa e bonit.a Todas as vezes que você desobedecer ou
tiver uma ação indevida, espetarei um prego nela.
Pobre tábua! Em breve estava crivada de pregos! Mas, a cada vez que eu ouvia meu pai batendo o martelo, sentia um aperto por dentro. Não era só a perda daquela tábua tão bonita, aquilo era, também, uma humilhação que eu mesmo me infringia.
Até que um dia, quando já havia pouco espaço para outros pregos, eu me compadeci da tábua e desejei, de todo o coração, vê-la nova, bonita e polida como era. Fui correndo fazer essa confissão a meu pai e ele, fingindo ter pensado um pouco, me disse:
- Podemos tentar uma coisa. De cada vez que você se portar bem. em qualquer situação, eu arranco um prego. Vamos experimentar.
Os pregos foram desaparecendo até que, ao fim de certo tempo, não havia nenhum! Mas não fiquei contente. É que reparei que a tábua, embora não tivesse pregos, guardava as marcas deles.
Discuti isso com meu pai que me respondeu:
- É verdade, meu filho, os pregos desapareceram, porém as marcas nunca poderão ser apagadas. Acontece o mesmo com o nosso coração. Cada má ação que praticamos deixa nele
uma feia marca. E mesmo que deixarmos de cometer a falta, a marca fica lá: é a culpa.
Nunca mais me esqueci daqueles pregos e dal istaá beu a polida, cuja beleza foi inapelavelmente destruída. E passei a tomar muito cuidado para que a sensação da culpa não marcasse daquela forma o meu coração. Essa experiência me fez pensar muito e estou certo de que, uma vida digna e bem vivida poderá levar um coração, até o fim, a se manter livre de qualquer prego e das marcas conseqüentes”.
Brincadeira 1: Se a aula for com crianças pequenas também
Tirar expressões de uma sacola e perguntar quais dessas coisas devemos fazer. (Colocar na sacola coisas boas e não tão boas, mas bem simples, para que todos participem) e colar no quadro (colar com papel cartão no verso) só as que forem respondidas como que devemos fazer.
Brincadeira 2: Se a aula for para jovens Fazer aos outros
Material: papel ofício, lápis.
tempo de duração: 10min.
PROCEDIMENTOS: o monitor irá dividir o grupo em pares, e entregar um pedaço de papel a cada dupla, depois pedir para que um dos componentes passe uma tarefa para o outro componente fazer. após a conclusão de todos, o monitor pedirá para que aquele que passou a tarefa a realize.
OBJETIVOS: mostrar ao jovem a " lei de ação e reação ", e que devemos desejar ao próximo
aquilo que desejamos para nós.

Fonte: http://www.cvdee.org.br/ev_plano.asp

AULA 2:

Lei de Causa e Efeito
Prece inicial
Distribuir papel com uma atividade (dizer oi, pisar no pé, fazer careta, dar um abraço, dar um sorriso...). O que está esc no papel deverá ser feito ao colega da direita. Depois cada um coloca o seu nome no verso do papel que recebeu e devolve para caixa.
Dar a cada criança uma bolinha de tênis e pedir que elas joguem contra a parede (devagar). Perguntar: *o que acontec bola? * a bola volta? * Por quê? * Que velocidade ela tem?
Comentar algumas atitudes e suas conseqüências: * comer demais (passar mal, dor de barriga) * estudar bastante para prova * não tomar banho * tomar banho * tomar muito sol *dormir tarde e acordar cedo * jogar vídeo- game demais.
Conclusão: toda atitude tem uma conseqüência.
Perguntar: Deus é bondoso e justo? Por quê? Deus governa o universo com base na Lei de Causa e Efeito. Tudo o acontece tem uma causa e uma conseqüência.
Cada pessoa é responsável por suas atitudes, e colhe as conseqüências do que fizer. E tudo o que fizermos de bom ou ruim volta para nós.
As leis dos seres humanos às vezes não são cumpridas. Mas as leis de Deus sempre são cumpridas. Elas não mudam e são perfeitas.
Ex: roubo. O ladrão pode não ser preso ou condenado, mas ele não foge da justiça Divina. Por isso dizemos que Deus tudo. Não é necessária vingança.
As conseqüências dos atos podem ser positivas, se os atos forem positivos. Ou podem ser negativas, se os atos negativos. Os atos podem ser desta vida ou de uma vida anterior.
Por isso a dor e o sofrimento não são castigos de Deus, são apenas conseqüências de atos desta vida ou de reencarnação passada.
Contar a história das árvores. Perguntar o que entenderam da história.
História
Tinha dois meninos e o primeiro tinha sementes de limão e as plantou, passado o tempo necessário, a árvore cresceu e quando ele foi colher não gostou do resultado pois a fruta era um limão.....
Um outro menino, plantou sementes de laranja, aconteceu o mesmo que o outro, a árvore cresceu e deu doces frutos.
Fazer a relação das sementes com nossas ações, o sol como Deus que nasce e brilha para todos e os frutos o resultado de nossas ações, serão bons ou ruins de acordo com as sementes (ações).
Obs.: na medida que contávamos a história, íamos montando no quadro.
Material utilizado: 2 bonecos de eva, duas árvores, papel picado representando as sementes, um gramado, sol.
Retornar a atividade inicial - cada criança tira um papel da caixa, lê o nome do colega e o procura. Faz para ele o que havia feito para o outro. Levando as crianças a concluírem que tudo o que fazemos aos outros volta para nós mesmos.
Obs.: na nossa aula houve a necessidade de explicar que não devemos julgar ninguém que esta passando por algumadificuldade (ex.: pessoa deficiente, problemas de saúde, dificuldades materiais). Salientando que o espírito pode ter pedido tal dificuldade para evoluir mais rápido. O que importa é nosso respeito e amizade.
Atividade:
Texto enigmático e um acróstico com as palavras Causa e Efeito, REPRESENTANDO VIRTUDES ,  Esperança, Amor, União...

Fonte: http://www.cvdee.org.br/ev_plano.asp

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Fantoches e dedoches

 
Estamos postanto passos a passos de fantoches e dedoches, que poderão auxiliar no momento de contar as histórias (pode fazer os personagens da história escolhida para aula), pois chamam a atenção dos pequeninos e facilitam a fixação do tema proposto. Fantoches e dedoches que os evangelizandos também poderão confeccionar  e levar para casa.
(clique nas imagens para ampliá-las)
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Material: 20cm de feltro ou EVA , 1 tesoura, 1 pistola de cola quente, retalhos de feltro ou EVA, e mais acessórios ( botões, fitas, cordões, olhos móveis,etc).
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Corpo base
•Corte 2 vezes o molde acima em feltro (ou eva) para fazer o corpo base.
•Passe cola quente ou costure nas laterais, como mostra no tracejado do desenho, deixando as extremidades livres para o acesso da mão e dos dedos.
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•Se quiser cole ou costure a roupa outros detalhes.
•Se estiver fazendo um animal cole o rabo ou manchas.
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A cabeça
•Corte 2 vezes o molde da cabeça em feltro (ou eva) na cor do seu fantoche.
•Cole a parte de trás da cabeça na parte de trás do corpo base já pronto.
•Passe cola quente, como mostra no tracejado do desenho, para colar a outra parte da cabeça.
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Fantoches de animais, feitos com papel dobrado. Use papéis coloridos pra dar um toque ainda mais especial ao seu trabalho. Com passo a passo!
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Passo a passo:
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Outros modelos:
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Dedoches de animais que podem ser feitos em feltro, E.V.A ou até papel. Basta recortar as partes da carinhas (2ª imagem), 2 orelhas, 1 nariz, 2 olhos, 2 caras (colar uma na outra, mas deixar espaço para colocar no dedo, como na 3ª imagem).
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puppete
puppeta
puppetb
puppetc
puppets2
puppets
As crianças irão adorar!!! Deixo essa dica de dedoches de feltro, poderá ser confeccionado também em EVA.
x
x1
x2
xx
x3
x4

Temas: Obras básicas.

Aula 1:

AS OBRAS BÁSICAS
1 – Iniciar falando sucintamente sobre As obras Básicas e a importância de cada espírita conhece-las;
2 – Distribuir a turma em 05 grupos e entregar uma obra básica para cada grupo, de modo que cada um fique responsável por uma das obras da codificação. Solicitar que seja preenchida uma ficha anexa por obra;
3 – No final, cada grupo deverá apresentar seu trabalho, comentando os principais aspectos abordados na obra;
4 – O monitor deverá complementar a exposição
5 – Após corrigido o preenchimento das fichas, providenciar para que cada participante possa ter as cinco fichas
FICHA DE REFERÊNCIA DA OBRA
Nome da Obra: _______________________________________________
Data de Publicação: ___________________________________________
Síntese da Obra (conforme página de rosto do livro): _______________
___________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Como se encontra dividida e de que trata cada divisão/capítulo:
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Aspectos Doutrinários Focalizados na Obra:
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Fonte: http://www.dij.ceeak.ch/

Aula 2:

Resumo das obras básicas.

livros%2520dos%2520espiritos 1. O Livro dos Espíritos: lançado por Allan Kardec em 1857, é o principal livro da Doutrina Espírita. Podemos chamá-lo de espinha dorsal, pois sustenta todas as outras obras doutrinárias. Divide-se em quatro partes: "As causas primárias"; "Mundo espírita ou dos Espíritos"; "As leis morais"; e "Esperanças e consolações". É composto de 1018 perguntas feitas por Kardec aos Espíritos superiores responsáveis pela vinda do Espiritismo aos homens. O que é Deus? De onde viemos? Para aonde vamos? O que estamos fazendo na Terra? Estas são algumas das questões respondidas pela falange do Espírito de Verdade.

livro%2520dos%2520mediuns 2. O Livro dos Médiuns: teve seu lançamento em 1861. Nele, Allan Kardec mostra os benefícios e os perigos da mediunidade, ou seja, o canal que liga o homem encarnado ao mundo espiritual. Demonstra que embora todos os seres vivos possuam esta abertura de contato, há aqueles que a têm de uma forma mais abrangente. Kardec e os Espíritos superiores alertam sobre a sutileza desta faculdade, para que uma pessoa possa contatar os Espíritos sem ser prejudicada por entidades maléficas, descontrolando sua mediunidade.

ese 3. O Evangelho Segundo o Espiritismo: editado em 1864, esta obra pode ser entendida como a parte moral da Doutrina Espírita. Nela, Kardec e os Espíritos superiores comentam numa linguagem acessível as principais passagens da vida de Jesus. Explicam suas parábolas e demonstram a grandiosidade do Mestre nos seus ensinos, dando-nos, além disso, conselhos importantes sobre nossa conduta diária frente às dificuldades e dúvidas da vida.

ci 4. O Céu e o Inferno: Kardec lançou este livro em 1865. Através da evocação dos Espíritos de pessoas das mais diferentes classes sociais, crenças e condutas, demonstra-nos como foi a chegada e a vivência espiritual destes seres após o seu desencarne. Rainhas, camponeses, religiosos, assassinos, ignorantes e intelectuais são alguns dos que contam o que os aguardava depois de suas atitudes terrenas e como poderão ser suas vidas futuras.

gen 5. A Gênese: nesta obra, de 1868, Kardec explica a Gênesis Bíblica, a formação do Universo, demonstrando a coerência da mesma quando confrontada com os conhecimentos científicos, despida das alegorias próprias da época em que foi escrita. Expõe o que são os milagres, explicados pelas leis da natureza, produtos da modificação dos fluidos que nos cercam. Enfim, faz a religião e a ciência caminharem juntas, fortalecendo a fé dos que crêem em Deus.

Fonte:http://lubeheraborde.blogspot.com/2011/05/resumo-das-obras-basicas.html

Aula 3:

Jogo da memória:

Imprimir, recortar as figurinhas (16, 8 pares), embaralha-las e virá-las para baixo. Cada criança ou grupo podera desvirar duas figura por vez, o objetivo é encontrar um par de figura igual. Vence quem encontrar mais pares.

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Decifrando os códigos:

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Palavras Cruzadas:

( a primeira é a resposta, a segunda é para os evangelizandos completarem com o nome das obras básicas)

Sem título

Tema: Fenômenos espíritas.

Aula 1:

Fenômenos de Hydesville e as Mesas Girantes

fenomenosmesasirmas

Objetivos da aula: levar ao conhecimento dos evangelizandos que o caso das irmãs Fox foi um marco na história do Espiritismo pois a partir dos fenômenos de Hydesville, abriram-se portas para muitos outros fenômenos, o que proporcionou à humanidade o estudo do mundo espiritual e sua relação conosco, despertando as consciências e preparando todos para o surgimento do Espiritismo.
Prece inicial
Primeiro momento - sondagem de conhecimentos.
Questionar os evangelizandos e aguardar a resposta:
       Alguém já ouviu falar das irmãs Fox? O que sabem sobre elas?
       Alguém já ouviu falar das mesas girantes? O que sabem sobre esse episódio?
Segundo momento: contar o Episódio das Irmãs Fox.
Terceiro momento: oportunizar um momento para análise do episódio, fazendo os seguintes questionamentos:
1. A que podemos atribuir os ruídos, barulhos de arranhões nas portas e paredes, batidas ou até mesmo barulhos de móveis sendo arrastados, vibrações, fazendo com que as camas tremessem e até se deslocassem do chão que aconteciam na casa da família Fox? Tentativa de comunicação mediúnica de um desencarnado, valendo-se da mediunidade das irmãs Fox.
2. O que o desencarnado pretendia com isso? Se comunicar, contar quem o tinha assassinado e como aconteceu seu assassinato.
3. Qual a atitude da família em relação a esses fatos? Apesar de assustados, resolveram ficar na casa e descobrir o mistério daquelas pancadas.
4. Como descobriram que se tratava de uma pessoa desencarnada que queria se comunicar? Através de perguntas feitas pela senhora Fox: - Quem está aí é um ser humano? Não houve respostas. Em seguida, ela perguntou: “É um Espírito? Se for, dê duas batidas”. Imediatamente, ela ouviu duas batidas. A senhora Fox então perguntou: Se for um Espírito assassinado, dê duas batidas. Logo ela ouviu duas batidas. Estabeleceram então uma espécie de comunicação com o espírito, criando um alfabeto do tipo “telegrafia espiritual”
5. Foi a primeira vez que aconteceu uma comunicação dos Espíritos ou já tinha algum fato antes? A Bíblia nos relata fatos de aparições, vozes, escrita direta e diversos fenômenos mediúnicos.
No Novo Testamento, um anjo apareceu para Maria, dizendo que ela seria mãe de Jesus. Após a morte de seu corpo físico, Jesus apareceu, em Espírito, à Maria Madalena.
Moisés recebeu os dez mandamentos através da mediunidade.
Na história da Igreja, existem muitos fatos mediúnicos. Um deles foi o de Santo Antônio de Pádua, que, estando celebrando uma missa, entrou em transe, ficando em estado letárgico e apareceu no mesmo momento num tribunal de Lisboa, onde fez a defesa de seu pai, que estava sendo acusado injustamente de assassinato, conseguindo a sua absolvição. Comprovou-se que, naquele mesmo instante, Santo Antônio pregava na Itália, na cidade de Pádua.
Com sua mente investigadora, Kardec pediu aos Espíritos esclarecimentos para o entranho fato de alguém poder estar em dois lugares ao mesmo tempo e estes lhes deram a seguinte explicação: “Quando o homem, por suas virtudes, chegou a desmaterializar-se completamente; quando conseguiu elevar sua alma para Deus, pode aparecer em dois lugares ao mesmo tempo. Eis como: o Espírito encarnado, ao sentir que lhe vem o sono, pode pedir a Deus lhe seja permitido transportar-se a um lugar qualquer.
Seu Espírito, ou sua alma, como quiseres, abandona então o corpo, acompanhado de uma parte do seu perispírito, e deixa a matéria imunda num estado próximo do da morte. Digo próximo do da morte, porque no corpo ficou um laço que liga o perispírito e a alma à matéria, laço este que não pode ser definido. O corpo aparece, então, no lugar desejado. Achando-se desprendido da matéria, conforme o grau de sua elevação, o Espírito pode tornar-se tangível à matéria.”
Porém, foi a partir da história das Irmãs Fox que os fenômenos de comunicação começaram a acontecer com mais freqüência. Logo a seguir, vieram os fenômenos das mesas girantes, que levaram Allan Kardec a se interessar pelo assunto e pesquisar, publicando, dez anos depois, O Livro dos Espíritos.
Quarto momento: distribuir os impressos de A Doutrina aos evangelizandos (uma página para cada um) para que seja feita a leitura em grupo do episódio (o evangelizando lê sua página e em seguida explica com as próprias palavras). O evangelizador deverá interagir com os evangelizandos após a explanação de cada um.
Obs.: o nome correto de Allan Kardec é Hippolyte Léon Denizard Rivail, corrigir em A Doutrina (pdf).
O pdf A Doutrina foi gentilmente cedido por Wilton Pontes, ilustrador, espírita - http://wiltondesigner.blogspot.com/
Prece de encerramento
Sugestão: terceiro ciclo e Juventude.

Fonte: http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/

Aula 2:

Tema: OS FENÔMENOS DE HYDESVILLE
Sugestões de atividades:
a) Iniciar a aula apresentando no quadro de fiz ou em faixas de cartolina, as palavras ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA e HYDESVILLE.
b) Dialogar com os evangelizandos sobre as palavras, perguntando-lhes o que sabem sobre elas.
c) Ouvir as hipóteses e esclarecê-los que: a primeira é o nome de um país e a segunda o nome de uma cidade desse país, mostrando um mapa (do condado de Rochester);
d) Perguntar em seguida: que fatos importantes para o Espiritismo
aconteceram na cidade de Hydesville?
e) Incentivar a participação e anotar as hipóteses no quadro.
f) Em seguida, narrar os fatos ocorridos em Hydesville, através de gravuras e dos relatos conhecidos, pedindo-lhes que atentem para a narrativa, verificando a exatidão ou o erro das hipóteses levantadas.
g) Após a narrativa, voltar às hipóteses iniciais e corrigi-las e/ou reforça-las, conforme a necessidade.
h) Agrupar, então, as crianças em equipes de 03 e 04 elementos e pedir-lhes que estudem em grupo, de acordo com o roteiro abaixo.
i) Comentar com todos os resultados do estudo, dirimindo dúvidas.
j) Aplicar um jogo didático, comentando o significado das palavras para encerrar a aula.
(*) Ler: A Família Fox:
GIBIER, Paul. Origens do Espiritismo. In:__. O Espiritismo.Faquirismo Ocidental) 3ª ed. Rio de Janeiro, FEB, 1980. p. 35-37
ROTEIRO DE ESTUDO EM GRUPO (item h)
01.Leiam atentamente as afirmativas abaixo e digam se são verdadeiras (V) ou falsas (F), explicando o por quê:
A-( ) Os fenômenos de Hydesville passaram despercebidos pela cidade.
B.( ) Durante as comunicações, os Foz ouviram diretamente a voz do Espírito.
C.( ) Todos aceitaram naturalmente os fenômenos ocorridos em Hydesville.
D.( ) Os fenômenos ocorridos na casa dos Fox não se repetiram em outros lugares.
E.( ) As comunicações dos Fox com o “Espírito batedor” provam a Imortalidade da alma e a possibilidade de sua comunicação conosco.
02.Vocês conhecem algum fato semelhante ocorrido em outro local? Escolham um para narrar a seus colegas.
CHAVE DE CORREÇÃO: 01. A a D (falsas). E (verdadeira)
02. Pessoal
Sugestão de JOGO DIDÁTICO:
P A L A V R A C H A V E
Instruções:
1.Fazer um cartaz com o esquema da “palavra-chave” proposto abaixo, ou traça-lo anteriormente no quadro de fiz, deixando-o coberto até a hora de usa-lo.
2.Pedir a 3 crianças voluntárias que saiam da sala por um momento;
3.Distribuir para a turma lápis e papel, ou pedir-lhes que respondam às perguntas que serão feitas em voz bem baixa, para que os que estão do lado de fora não as escutem.
4.Apresentar, em tiras de cartolina, ou ler em voz baixa as frases seguintes:
A)Um fato, um acontecimento, é o mesmo que um ________
B)Os fenômenos de Hydesville provam que pode ocorrer __________ entre os Espíritos e nós.
C)Os fenômenos de Hydesville provam a _________da alma.
5.Quando a turma houver completado as lacunas com as palavras adequadas (fenômenos, comunicação e imortalidade), chamar de volta as crianças, pedindo aos demais que fiquem em silêncio, sem mostrar as respostas obtidas.
6.Explicar aos 3 voluntários que deverão completar os quadros que faltam na “palavrachave” de acordo com as indicações da turma: quando os colegas baterem uma palma, deverão colocar uma vogal no espaço branco, se baterem duas palmas, deverão colocar uma consoante (relembrar os conceitos de vogal e consoante). Se a letra colocada no
espaço estiver correta, a turma ficará em silêncio por alguns momentos. Se estiver errada, os colegas se levantarão e se sentarão quanto a letra correta for colocada no lugar.
7.Cada um dos voluntários completará uma palavra de cada vez, para evitar confusões.
CHAVE DE CORREÇÃO:
Horizontais: A) Fenômeno; B) Comunicação; C) Imortalidade.
Vertical: Palavra-chave: “Espírito”.

Fonte: http://www.dij.ceeak.ch/

Aula 3:

Aula: Fenomenos Espírita e as Mesas Girantes ( Hydesville) para Crianças

Os Fenômenos ocorridos com os membros da família Fox em 1848 na pequena Aldeia de Hydesville, contribuíram de forma decisiva para o surgimento de novos conceitos espiritualistas na sociedade da época.
Através das comunicações do espírito Charles B. Rosma com os Fox, iniciou-se um grande movimento, que em princípio caracterizava-se como divertimento, mas com o passar do tempo, tornou-se a fonte de pesquisa que desvendaria os mistérios do mundo dos mortos.
A mediunidade das duas meninas, Kate e Margareth Fox, foi o ponto de partida de uma onda de fenômenos que aconteceu no país americano com repercussão no mundo inteiro.
Nesse trabalho, os interessados encontrarão informações sobre diversos fatos importantes na vida da família Fox. Cada tema é acompanhado de figuras leves que representam o ocorrido. Entretanto, em alguns casos, os textos e as figuras explicarão de forma científica os acontecimentos mediúnicos vividos pelo grupo.

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Localização de Hydesville
Em 1848 a aldeia de Hydesville, localizada no condado de Wayne, Estado de New York, distante 30 km da cidade de Rochester, era um pequeno aglomerado de casas de madeiras com uma típica população de agricultores.

<><><><>A Cabana de madeira onde a família Fox residiu durante alguns anos, tinha uma suposta divisão dos cômodos da seguinte forma: A sala, cozinha e dispensa ficavam no térreo; o quarto do casal e o das meninas no pavimento superior; o banheiro na parte externa e o porão, onde eram guardados diversos materiais da família, ficava no sub-solo.

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Os Moradores da cabana

Duas famílias antecederam os Fox: Os Bell de 1844 até 1846 e os Weckman que residiram alguns meses de 1847. Elas presenciaram fenômenos misteriosos durante suas estadias e esse foi o motivo pelos quais saíram de lá. Os Fox vieram habita-la somente em 11 de Dezembro de 1847.

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A Família Fox
Era formada por John e Margareth Fox, suas filhas Kate de 11 e Margareth de 14 anos e mais cinco filhos; Leah Undehill, professora de música, residente em Rochester; David e Marie Fox moradores de cidades próximas a Hydesville e outros dois filhos que historicamente não se sabe muito, exceto que o primogênito morreu com dois anos.

Os Fenômenos
Os estranhos ruídos que expulsaram os inquilinos que antecederam os Fox só começaram a acontecer no início de 1848. Batidas, estalos de madeiras, pisadas de pessoas invisíveis vindo de diversos locais da casa, sons de objetos caindo no telhado, eram ouvidos por todos sem nenhuma causa aparente. A conclusão obvia era que a casa estava possuída pelo demônio. Mas, foi em 31 de março do mesmo ano que...

31 DE MARÇO DE 1848
Nesse dia os sons tornaram-se intensos. John e sua esposa Margareth começaram novamente a investigar a origem, sem resultados. Mas, um fato veio mudar tudo. Kate, numa peculiar brincadeira de criança desafia o ser invisível a repetir os sons que ela faria. Bateu palmas e pancadas semelhantes foram ouvidas. A surpresa foi geral e a Senhora Fox, agora mais segura, perguntou a idade de cada filho no que foi satisfeita com um número de batidas correspondentes a cada um deles. Questionou também sobre quem era o causador dos distúrbios, como morrera, etc. Pediu para que as respostas viessem através de uma pancada que representasse o "SIM" e duas o "NÃO". Dessa forma, iniciou-se um importante diálogo que ficaria na história.
A data de 31 de março de 1848 ficou marcada como sendo a da primeira comunicação telegráfica realizada os espíritos.

As pancadas e as letras do alfabeto
No primeiro diálogo entre o espírito comunicante e a Sra Margareth, foi utilizado uma forma rudimentar de comunicação em que as perguntas eram formuladas e a resposta vinha através de duas batidas representando a confirmação e uma para a negação. Mas, após alguns dias de intercâmbio, um tal Isaac Post, morador da cidade de Rochester, utilizou do método de aplicar um número de pancadas que correspondessem a posição da letra no alfabeto. Vejamos: para a letra "A" tinha-se uma batida, para o "B" duas e assim por diante.
A partir de então, pode-se descobrir detalhes sobre o espírito Charles B. Rosma...

Escavações
No dia 01 de Abril, após as informações fornecidas por Charles Rosma, foi iniciada escavações no porão da residência com o objetivo de confirmar a existência do suposto cadáver morto quatro anos antes.....

Charles MortoAs escavações realizadas após a noite de 31 de março de 1848 não deram o resultado esperado que confirmassem as informações trazidas por Charles B. Rosma. Somente em 1904 uma das paredes da antiga adega desmorona e deixa a mostra um esqueleto humano comprovando definitivamente as questões levantadas cinquenta e seis anos antes...

Rochester
Após a comoção sentida na aldeia de Hydesville, trantornados pelo grande assedio que os fenômenos na cabana tinha provocado nas redondezas, o casal fox resolve enviar as duas irmãs a cidade de Rochester, onde morava Leah, a filha mais velha. Lá com certeza, pensaval eles, as duas meninas estariam seguras. E assim ocorreu algumas semanas após os fatos de 31 de março de 1848...

As Três Irmãs
Com a chegada das irmãs Kate e Margareth na residência de Leah em Rochester, os fenômenos começaram a se repetir de forma similar ao ocorrido em Hydesville. Porém, as pertubações tornaram-se mais intrigantes porque eram acompanhadas de vários fenômenos visuais, sempre na presença de muitas pessoas. Rapidamente toda a cidade soube dos fatos, causando muita confusão para as três irmãs, provocando, inclusive, a parada das aulas de música que Leah lecionava em casa.
Apavoradas com o que acontecia, as três pediram ao espírito responsável pelos fenômenos, que finalizasse-os definitivamente. A contragosto do ser invisível, os misteriosos fenômenos pararam. Mas...

Corinthian Hall
A paralização das comunicações espirituais na casa de Leah logo foram reiniciadas a pedidos das tres irmãs que as consideraram muito importantes para a humanidade. Elas não tinham direito de interroper o curso das manifestações. Mas, os espíritos logo se pronuciaram pedindo que fossem feitas reuniões públicas no maior salão da cidade. De início a ideia não foi bem aceita por todos, entretanto, alguns dias depois, já convencidas, participaram do primeiro evento público espiritualista realizado no Corinthian Hall, em Rochester.
Na epóca dessa reunião, que aconteceu durante quase duas décadas, o grande salão era utilizado por grupos de americanos abolicionistas liderados por Frederic Douglas.
Com isso chega-se a conclusão que devido a atenção da América em Rochester, os fenômenos espirituais foram imediatamente percebido pelo mundo...

Kate e a Europa
As notícias sobre os fenômenos que aconteciam em Rochester se propagaram por todo o continente americano, chegando até a Europa. Por isso, em 1871 Kate viaja até Londres onde participa de muitas reuniões públicas.
Essa viagem é considerada o ponto para o surgimento do Espiritismo na Europa. Os fenômenos provocados com a presença de Kate Fox foi investigado por vários estudiosos, entre eles o professor William Crookes, célebre descobridor dos raios catódicos e do elemento químico Tálio...

Fonte: http://dij10r.blogspot.com/2011/05/aula-fenomenos-espirita-e-as-mesas.html