segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Atividades e Jogos

 

  • Acrósticos:

São formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que tenham ligação. A palavra na vertical pode ser o tema da aula e propor aos evangelizandos completarem as palavras na horizontal. Exemplo:

F elicidade

A mor

M ãe

I rmão

L ealdade

I nseparável

A mizade

 

  • Trilhas:

Como jogar:

Divida a turma em dois grupos ou mais, cada grupo deve ter uma peça diferente e pequena para poder se movimentar no tabuleiro (botão ou algo parecido). Um grupo de cada vez vai jogar o dado para cima e movimentar a sua peça de acordo com o numero que sair no dado (ex: ao jogar o dado o nº2 ficou para cima, então vou colocar a minha peça na casa de nº 2, se na prox jogada sair o nº 1, avançarei uma casa, ficando assim na de numero 3,…).  Quem terminar o caminho primeiro vence o jogo. Mas pode-se colocar perguntas de acordo com o tema nas casinhas e pegadinhas como “volte 3 casas” “Fique uma rodada sem jogar” “avance 1 casa”… (ex: quando cair casa nº5, tem que responder uma pergunta sobre a aula, se errar deverei voltar 2 casas,…)

Modelos:

trilha trilha2

 

  • Jogo da velha:

Dois jogadores escolhem uma marcação cada um, geralmente um círculo (O) e um xis (X).

Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, numa lacuna que esteja vazia.

O objectivo é conseguir três círculos ou três xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal , e ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada.

Quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos.

Dividindo a turma em dois grupos, na hora de colocar a peça no espaço desejado o grupo deverá responder uma pergunta de acordo com o tema da aula, se acertar coloca-se a peça (x ou O, ou outras figuras), caso contrario perde a vez e não tem o direito de colocar a peça.

Modelos:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA         (em E.V.A.)

 

  • Origami:

São dobraduras de papel, que auxiliam na hora de contar uma história, pode-se fazer os personagens da história, com modelos simples e um pouquinho paciencia, as crianças irão adorar confeccioná-los. Dá para ensinar a fazer móbiles ou simplesmente colar em uma folha o origami pronto e depois pintar o cenário.

Modelos:

origami origami2 origami3 origami4     

Nenhum comentário:

Postar um comentário