domingo, 12 de fevereiro de 2012

Tema: Fenômenos espíritas.

Aula 1:

Fenômenos de Hydesville e as Mesas Girantes

fenomenosmesasirmas

Objetivos da aula: levar ao conhecimento dos evangelizandos que o caso das irmãs Fox foi um marco na história do Espiritismo pois a partir dos fenômenos de Hydesville, abriram-se portas para muitos outros fenômenos, o que proporcionou à humanidade o estudo do mundo espiritual e sua relação conosco, despertando as consciências e preparando todos para o surgimento do Espiritismo.
Prece inicial
Primeiro momento - sondagem de conhecimentos.
Questionar os evangelizandos e aguardar a resposta:
       Alguém já ouviu falar das irmãs Fox? O que sabem sobre elas?
       Alguém já ouviu falar das mesas girantes? O que sabem sobre esse episódio?
Segundo momento: contar o Episódio das Irmãs Fox.
Terceiro momento: oportunizar um momento para análise do episódio, fazendo os seguintes questionamentos:
1. A que podemos atribuir os ruídos, barulhos de arranhões nas portas e paredes, batidas ou até mesmo barulhos de móveis sendo arrastados, vibrações, fazendo com que as camas tremessem e até se deslocassem do chão que aconteciam na casa da família Fox? Tentativa de comunicação mediúnica de um desencarnado, valendo-se da mediunidade das irmãs Fox.
2. O que o desencarnado pretendia com isso? Se comunicar, contar quem o tinha assassinado e como aconteceu seu assassinato.
3. Qual a atitude da família em relação a esses fatos? Apesar de assustados, resolveram ficar na casa e descobrir o mistério daquelas pancadas.
4. Como descobriram que se tratava de uma pessoa desencarnada que queria se comunicar? Através de perguntas feitas pela senhora Fox: - Quem está aí é um ser humano? Não houve respostas. Em seguida, ela perguntou: “É um Espírito? Se for, dê duas batidas”. Imediatamente, ela ouviu duas batidas. A senhora Fox então perguntou: Se for um Espírito assassinado, dê duas batidas. Logo ela ouviu duas batidas. Estabeleceram então uma espécie de comunicação com o espírito, criando um alfabeto do tipo “telegrafia espiritual”
5. Foi a primeira vez que aconteceu uma comunicação dos Espíritos ou já tinha algum fato antes? A Bíblia nos relata fatos de aparições, vozes, escrita direta e diversos fenômenos mediúnicos.
No Novo Testamento, um anjo apareceu para Maria, dizendo que ela seria mãe de Jesus. Após a morte de seu corpo físico, Jesus apareceu, em Espírito, à Maria Madalena.
Moisés recebeu os dez mandamentos através da mediunidade.
Na história da Igreja, existem muitos fatos mediúnicos. Um deles foi o de Santo Antônio de Pádua, que, estando celebrando uma missa, entrou em transe, ficando em estado letárgico e apareceu no mesmo momento num tribunal de Lisboa, onde fez a defesa de seu pai, que estava sendo acusado injustamente de assassinato, conseguindo a sua absolvição. Comprovou-se que, naquele mesmo instante, Santo Antônio pregava na Itália, na cidade de Pádua.
Com sua mente investigadora, Kardec pediu aos Espíritos esclarecimentos para o entranho fato de alguém poder estar em dois lugares ao mesmo tempo e estes lhes deram a seguinte explicação: “Quando o homem, por suas virtudes, chegou a desmaterializar-se completamente; quando conseguiu elevar sua alma para Deus, pode aparecer em dois lugares ao mesmo tempo. Eis como: o Espírito encarnado, ao sentir que lhe vem o sono, pode pedir a Deus lhe seja permitido transportar-se a um lugar qualquer.
Seu Espírito, ou sua alma, como quiseres, abandona então o corpo, acompanhado de uma parte do seu perispírito, e deixa a matéria imunda num estado próximo do da morte. Digo próximo do da morte, porque no corpo ficou um laço que liga o perispírito e a alma à matéria, laço este que não pode ser definido. O corpo aparece, então, no lugar desejado. Achando-se desprendido da matéria, conforme o grau de sua elevação, o Espírito pode tornar-se tangível à matéria.”
Porém, foi a partir da história das Irmãs Fox que os fenômenos de comunicação começaram a acontecer com mais freqüência. Logo a seguir, vieram os fenômenos das mesas girantes, que levaram Allan Kardec a se interessar pelo assunto e pesquisar, publicando, dez anos depois, O Livro dos Espíritos.
Quarto momento: distribuir os impressos de A Doutrina aos evangelizandos (uma página para cada um) para que seja feita a leitura em grupo do episódio (o evangelizando lê sua página e em seguida explica com as próprias palavras). O evangelizador deverá interagir com os evangelizandos após a explanação de cada um.
Obs.: o nome correto de Allan Kardec é Hippolyte Léon Denizard Rivail, corrigir em A Doutrina (pdf).
O pdf A Doutrina foi gentilmente cedido por Wilton Pontes, ilustrador, espírita - http://wiltondesigner.blogspot.com/
Prece de encerramento
Sugestão: terceiro ciclo e Juventude.

Fonte: http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/

Aula 2:

Tema: OS FENÔMENOS DE HYDESVILLE
Sugestões de atividades:
a) Iniciar a aula apresentando no quadro de fiz ou em faixas de cartolina, as palavras ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA e HYDESVILLE.
b) Dialogar com os evangelizandos sobre as palavras, perguntando-lhes o que sabem sobre elas.
c) Ouvir as hipóteses e esclarecê-los que: a primeira é o nome de um país e a segunda o nome de uma cidade desse país, mostrando um mapa (do condado de Rochester);
d) Perguntar em seguida: que fatos importantes para o Espiritismo
aconteceram na cidade de Hydesville?
e) Incentivar a participação e anotar as hipóteses no quadro.
f) Em seguida, narrar os fatos ocorridos em Hydesville, através de gravuras e dos relatos conhecidos, pedindo-lhes que atentem para a narrativa, verificando a exatidão ou o erro das hipóteses levantadas.
g) Após a narrativa, voltar às hipóteses iniciais e corrigi-las e/ou reforça-las, conforme a necessidade.
h) Agrupar, então, as crianças em equipes de 03 e 04 elementos e pedir-lhes que estudem em grupo, de acordo com o roteiro abaixo.
i) Comentar com todos os resultados do estudo, dirimindo dúvidas.
j) Aplicar um jogo didático, comentando o significado das palavras para encerrar a aula.
(*) Ler: A Família Fox:
GIBIER, Paul. Origens do Espiritismo. In:__. O Espiritismo.Faquirismo Ocidental) 3ª ed. Rio de Janeiro, FEB, 1980. p. 35-37
ROTEIRO DE ESTUDO EM GRUPO (item h)
01.Leiam atentamente as afirmativas abaixo e digam se são verdadeiras (V) ou falsas (F), explicando o por quê:
A-( ) Os fenômenos de Hydesville passaram despercebidos pela cidade.
B.( ) Durante as comunicações, os Foz ouviram diretamente a voz do Espírito.
C.( ) Todos aceitaram naturalmente os fenômenos ocorridos em Hydesville.
D.( ) Os fenômenos ocorridos na casa dos Fox não se repetiram em outros lugares.
E.( ) As comunicações dos Fox com o “Espírito batedor” provam a Imortalidade da alma e a possibilidade de sua comunicação conosco.
02.Vocês conhecem algum fato semelhante ocorrido em outro local? Escolham um para narrar a seus colegas.
CHAVE DE CORREÇÃO: 01. A a D (falsas). E (verdadeira)
02. Pessoal
Sugestão de JOGO DIDÁTICO:
P A L A V R A C H A V E
Instruções:
1.Fazer um cartaz com o esquema da “palavra-chave” proposto abaixo, ou traça-lo anteriormente no quadro de fiz, deixando-o coberto até a hora de usa-lo.
2.Pedir a 3 crianças voluntárias que saiam da sala por um momento;
3.Distribuir para a turma lápis e papel, ou pedir-lhes que respondam às perguntas que serão feitas em voz bem baixa, para que os que estão do lado de fora não as escutem.
4.Apresentar, em tiras de cartolina, ou ler em voz baixa as frases seguintes:
A)Um fato, um acontecimento, é o mesmo que um ________
B)Os fenômenos de Hydesville provam que pode ocorrer __________ entre os Espíritos e nós.
C)Os fenômenos de Hydesville provam a _________da alma.
5.Quando a turma houver completado as lacunas com as palavras adequadas (fenômenos, comunicação e imortalidade), chamar de volta as crianças, pedindo aos demais que fiquem em silêncio, sem mostrar as respostas obtidas.
6.Explicar aos 3 voluntários que deverão completar os quadros que faltam na “palavrachave” de acordo com as indicações da turma: quando os colegas baterem uma palma, deverão colocar uma vogal no espaço branco, se baterem duas palmas, deverão colocar uma consoante (relembrar os conceitos de vogal e consoante). Se a letra colocada no
espaço estiver correta, a turma ficará em silêncio por alguns momentos. Se estiver errada, os colegas se levantarão e se sentarão quanto a letra correta for colocada no lugar.
7.Cada um dos voluntários completará uma palavra de cada vez, para evitar confusões.
CHAVE DE CORREÇÃO:
Horizontais: A) Fenômeno; B) Comunicação; C) Imortalidade.
Vertical: Palavra-chave: “Espírito”.

Fonte: http://www.dij.ceeak.ch/

Aula 3:

Aula: Fenomenos Espírita e as Mesas Girantes ( Hydesville) para Crianças

Os Fenômenos ocorridos com os membros da família Fox em 1848 na pequena Aldeia de Hydesville, contribuíram de forma decisiva para o surgimento de novos conceitos espiritualistas na sociedade da época.
Através das comunicações do espírito Charles B. Rosma com os Fox, iniciou-se um grande movimento, que em princípio caracterizava-se como divertimento, mas com o passar do tempo, tornou-se a fonte de pesquisa que desvendaria os mistérios do mundo dos mortos.
A mediunidade das duas meninas, Kate e Margareth Fox, foi o ponto de partida de uma onda de fenômenos que aconteceu no país americano com repercussão no mundo inteiro.
Nesse trabalho, os interessados encontrarão informações sobre diversos fatos importantes na vida da família Fox. Cada tema é acompanhado de figuras leves que representam o ocorrido. Entretanto, em alguns casos, os textos e as figuras explicarão de forma científica os acontecimentos mediúnicos vividos pelo grupo.

<><><><></> </></></>

Localização de Hydesville
Em 1848 a aldeia de Hydesville, localizada no condado de Wayne, Estado de New York, distante 30 km da cidade de Rochester, era um pequeno aglomerado de casas de madeiras com uma típica população de agricultores.

<><><><>A Cabana de madeira onde a família Fox residiu durante alguns anos, tinha uma suposta divisão dos cômodos da seguinte forma: A sala, cozinha e dispensa ficavam no térreo; o quarto do casal e o das meninas no pavimento superior; o banheiro na parte externa e o porão, onde eram guardados diversos materiais da família, ficava no sub-solo.

</></></></>

Os Moradores da cabana

Duas famílias antecederam os Fox: Os Bell de 1844 até 1846 e os Weckman que residiram alguns meses de 1847. Elas presenciaram fenômenos misteriosos durante suas estadias e esse foi o motivo pelos quais saíram de lá. Os Fox vieram habita-la somente em 11 de Dezembro de 1847.

.

A Família Fox
Era formada por John e Margareth Fox, suas filhas Kate de 11 e Margareth de 14 anos e mais cinco filhos; Leah Undehill, professora de música, residente em Rochester; David e Marie Fox moradores de cidades próximas a Hydesville e outros dois filhos que historicamente não se sabe muito, exceto que o primogênito morreu com dois anos.

Os Fenômenos
Os estranhos ruídos que expulsaram os inquilinos que antecederam os Fox só começaram a acontecer no início de 1848. Batidas, estalos de madeiras, pisadas de pessoas invisíveis vindo de diversos locais da casa, sons de objetos caindo no telhado, eram ouvidos por todos sem nenhuma causa aparente. A conclusão obvia era que a casa estava possuída pelo demônio. Mas, foi em 31 de março do mesmo ano que...

31 DE MARÇO DE 1848
Nesse dia os sons tornaram-se intensos. John e sua esposa Margareth começaram novamente a investigar a origem, sem resultados. Mas, um fato veio mudar tudo. Kate, numa peculiar brincadeira de criança desafia o ser invisível a repetir os sons que ela faria. Bateu palmas e pancadas semelhantes foram ouvidas. A surpresa foi geral e a Senhora Fox, agora mais segura, perguntou a idade de cada filho no que foi satisfeita com um número de batidas correspondentes a cada um deles. Questionou também sobre quem era o causador dos distúrbios, como morrera, etc. Pediu para que as respostas viessem através de uma pancada que representasse o "SIM" e duas o "NÃO". Dessa forma, iniciou-se um importante diálogo que ficaria na história.
A data de 31 de março de 1848 ficou marcada como sendo a da primeira comunicação telegráfica realizada os espíritos.

As pancadas e as letras do alfabeto
No primeiro diálogo entre o espírito comunicante e a Sra Margareth, foi utilizado uma forma rudimentar de comunicação em que as perguntas eram formuladas e a resposta vinha através de duas batidas representando a confirmação e uma para a negação. Mas, após alguns dias de intercâmbio, um tal Isaac Post, morador da cidade de Rochester, utilizou do método de aplicar um número de pancadas que correspondessem a posição da letra no alfabeto. Vejamos: para a letra "A" tinha-se uma batida, para o "B" duas e assim por diante.
A partir de então, pode-se descobrir detalhes sobre o espírito Charles B. Rosma...

Escavações
No dia 01 de Abril, após as informações fornecidas por Charles Rosma, foi iniciada escavações no porão da residência com o objetivo de confirmar a existência do suposto cadáver morto quatro anos antes.....

Charles MortoAs escavações realizadas após a noite de 31 de março de 1848 não deram o resultado esperado que confirmassem as informações trazidas por Charles B. Rosma. Somente em 1904 uma das paredes da antiga adega desmorona e deixa a mostra um esqueleto humano comprovando definitivamente as questões levantadas cinquenta e seis anos antes...

Rochester
Após a comoção sentida na aldeia de Hydesville, trantornados pelo grande assedio que os fenômenos na cabana tinha provocado nas redondezas, o casal fox resolve enviar as duas irmãs a cidade de Rochester, onde morava Leah, a filha mais velha. Lá com certeza, pensaval eles, as duas meninas estariam seguras. E assim ocorreu algumas semanas após os fatos de 31 de março de 1848...

As Três Irmãs
Com a chegada das irmãs Kate e Margareth na residência de Leah em Rochester, os fenômenos começaram a se repetir de forma similar ao ocorrido em Hydesville. Porém, as pertubações tornaram-se mais intrigantes porque eram acompanhadas de vários fenômenos visuais, sempre na presença de muitas pessoas. Rapidamente toda a cidade soube dos fatos, causando muita confusão para as três irmãs, provocando, inclusive, a parada das aulas de música que Leah lecionava em casa.
Apavoradas com o que acontecia, as três pediram ao espírito responsável pelos fenômenos, que finalizasse-os definitivamente. A contragosto do ser invisível, os misteriosos fenômenos pararam. Mas...

Corinthian Hall
A paralização das comunicações espirituais na casa de Leah logo foram reiniciadas a pedidos das tres irmãs que as consideraram muito importantes para a humanidade. Elas não tinham direito de interroper o curso das manifestações. Mas, os espíritos logo se pronuciaram pedindo que fossem feitas reuniões públicas no maior salão da cidade. De início a ideia não foi bem aceita por todos, entretanto, alguns dias depois, já convencidas, participaram do primeiro evento público espiritualista realizado no Corinthian Hall, em Rochester.
Na epóca dessa reunião, que aconteceu durante quase duas décadas, o grande salão era utilizado por grupos de americanos abolicionistas liderados por Frederic Douglas.
Com isso chega-se a conclusão que devido a atenção da América em Rochester, os fenômenos espirituais foram imediatamente percebido pelo mundo...

Kate e a Europa
As notícias sobre os fenômenos que aconteciam em Rochester se propagaram por todo o continente americano, chegando até a Europa. Por isso, em 1871 Kate viaja até Londres onde participa de muitas reuniões públicas.
Essa viagem é considerada o ponto para o surgimento do Espiritismo na Europa. Os fenômenos provocados com a presença de Kate Fox foi investigado por vários estudiosos, entre eles o professor William Crookes, célebre descobridor dos raios catódicos e do elemento químico Tálio...

Fonte: http://dij10r.blogspot.com/2011/05/aula-fenomenos-espirita-e-as-mesas.html

Um comentário: