terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tema: O que é centro espírita?

Aula 1:

O Centro Espírita

Idade: 03/04 anos e 05/06 anos

Bibliografia: LM - LE Prática Pedagógica na Evangelização , vol I , Walter O. Alves

Incentivação :

- conversar com as crianças sobre o CE

- Se elas sabem o que é?

- Como elas vêem o local que frequentam semanalmente

- perguntar se elas gostariam de fazer um passeio pelo CE

Desenvolvimento:

- distribuir a todas as crianças um microfone

- reuni-las em excursão

- ir ao salão de palestras

- ir ao DAS

- ir à cabine de passes

- ir à cozinha

- ir à sala do DEC

- ir à cada uma das salas dos demais ciclos

Material didático:

- microfone( bola de isopor fincada em palito de picolé, cobrir com papel crepon colorido)

- avisar : expositor do dia, diretoria do DAS, diretoria do DOM, diretoria do DEC, cada Evangelizador, colaboradores da cozinha.

Fonte: http://www.cvdee.org.br/ev_plano.asp

Aula 2:

O Centro Espírita
O Centro Espírita é, ao mesmo tempo, “escola”, “templo”, “hospital” e “lar”. É “fonte de aprendizado”, “casa de oração”, “posto de socorro espiritual e material aos necessitados”, e “recanto de paz e fraternidade para os que buscam reconforto”.
O papel fundamental do Centro Espírita na sociedade é ajudar as pessoas no processo de reequilíbrio, levando a mensagem moral de Jesus à luz da Doutrina Espírita. Cabe, portanto, à Casa Espírita, exercer influência na mudança de comportamentos e atitudes dos que a procuram na vontade de receber ali a cura ou o alívio para seus males.

São atividades desenvolvidas normalmente nos Centros Espíritas:
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (E: SeDsEtu)do metódico e contínuo da Doutrina feito em grupos;
Palestras Públicas: reunião onde um palestrante espírita expõe assuntos importantes para a nossa vida;
Assistência Espiritual: trabalho que busca o equilíbrio espiritual das pessoas através do atendimento fraterno, do estudo do Evangelho, da aplicação de passes e da água fluidificada;
Educação Mediúnica: reunião onde as pessoas estudam e educam a mediunidade;
Desobsessão (Atendimento Fraterno) união mediúnica que busca auxiliar encarnados e desencarnados envolvidos em processo de obsessão. A obsessão é uma má influência que certos espíritos exercem sobre alguém;
Evangelização Infantil: onde as crianças aprendem noções do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita;
Mocidade ou Juventude Espírita: reunião de jovens com o objetivo de estudar o Espiritismo;
Assistência e promoção social: práticas de auxílio a pessoas carentes, como visitas a orfanatos, asilos e hospitais, distribuição de roupas e alimentos, realização de cursos e palestras educativas etc.
T odas as atividades realizadas num Centro Espírita são absolutamente gratuitas. Os Centros Espíritas se mantêm, normalmente, por meio da contribuição mensal dos sócios que dele fazem parte, não sendo ninguém obrigado, nem constrangido a se tornar sócio. Outra fonte de renda são eventos promovidos (almoço, festival de sorvete, etc .)
O Espiritismo não tem corpo sacerdotal (padres, bispos, etc. .) e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, velas, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, inc enso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopo, cartomancia, pirâmides, cristais, búzios ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.
O Espiritismo respeita todas as religiões, pois reconhece e ensina que somente a prática do bem, da justiça, do amor e da caridade podem elevar espiritualmente o homem, independentemente de qualquer crença ou religião que ele siga.

Escreva o que você entende quando dizemos que o Centro Espírita é.. .
Escola: _______________________________________________
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T emplo: _______________________________________________
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Hospital: _____________________________________________
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Lar: __________________________________________________
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E o nosso Centro ?
(conversa fraterna com os evangelizandos)
1. Você sabe qual é o nome dele ?
2. Você sabe o que significa esse nome ?
3. Há quanto tempo você freqüenta ?
4. No rmalmente, com quem voc ê vai ao c entro ?
5. Você sabe que tipo de atividades o nosso centro realiza ?
6. Você sabe quantos ambientes ou salas ele tem ?
7. Você sabe o que se faz em cada ambiente ou sala ?
8. Existe algo que voc ê não gosta no nosso centro ?
9. O que podemos fazer para o nosso centro seja cada vez melhor ?
Como resultado dessa conversa fraterna (anotar os pontos mais importantes) pode- se criar em conjunto com os evangelizandos um documento (carta, cartaz, desenhos, etc .) contendo uma mensagem de sugestões a ser entregue aos diretores da casa.

Fonte: http://www.cvdee.org.br/ev_plano.asp

Aula 3:

1. TEMA: O Centro Espírita - o que é
2. OBJETIVO: A criança deverá: (1) estar informada sobre as finalidades de um Centro Espírita; (2) sentir-se estimulada a aproveitar a  portunidade de crescimento espiritual que o Centro propicia, através de suas atividades, participando com interesse daquelas que lhe sejam adequadas.
3. BIBLIOGRAFIA:
Mt, 18: 20.
LM, cap. XXIX. O Consolador (Emmanuel / F.C.Xavier), itens 372 a 381; Estude e Viva (Emmanuel – André Luiz / F.C.Xavier), caps. 36 e 39; Orientação ao Centro Espírita (FEB - CFN), todo; O Centro Espírita
(J.Herculano Pires), Introdução e caps. I a III.
4. AULA:
a) Incentivação inicial: Diálogo.
O evangelizador indagará das crianças se no colégio onde estudam existem outras crianças espíritas. Perguntará, ainda, se conhecem nomes de outras religiões, além do Espiritismo.
Comentará, brevemente, que as religiões existem com o objetivo de aproximar a criatura de Deus, e que cada uma apresenta a maneira que acredita ser melhor para se alcançar essa finalidade.
b) Desenvolvimento: Narração.
CASA DE DEUS?
Jandir e Leandro voltavam da escola em animada conversa.
Eram colegas, da mesma sala, e moravam perto um do outro, na mesma rua. Estavam, assim, quase sempre juntos, sendo bastante amigos.
- Jandir - dizia Leandro - hoje, quando a professora pediu que desenhássemos a casa de Deus, por que você não fez o desenho de uma igreja, como os outros?
- Você sabe que eu sou espírita, Leandro, e na minha religião a casa de Deus é todo o Universo, e também o nosso coração.
- É, mas você não freqüenta aquele Centro Espírita ali da Rua das Palmeiras? Para vocês, espíritas, o Centro não é a casa de Deus? A Ditinha, que é metodista, fez o desenho da igreja dela, a Igreja Metodista; o Albério fez o desenho da igreja dele, que é a Assembléia de Deus... Puxa, até que se a gente pensar bem, Deus tem uma porção de casas, não é?
- Olá crianças, que conversa interessante é esta? - assim falou o Carlos, tio de Jandir, que se aproximava, e achou engraçada a referência de Leandro às “várias casas de Deus”...
- Oi, tio.
- Oi, Carlos. Eu e o Jandir estávamos aqui falando sobre uma coisa que aconteceu hoje lá na escola. A professora pediu que desenhássemos a casa de Deus, e quase todo mundo desenhou sua igreja, menos o Jandir... Você não acha que ele deveria ter desenhado o Centro Espírita onde ele vai rezar? O Centro Espírita não é a igreja da religião dele?
- Huummm... - fez o tio Carlos. Você está mais ou menos com razão, Leandro. As religiões, de modo geral, têm seus templos ou igrejas, que representam para elas o local onde vão adorar a Deus.
No Espiritismo é um pouco diferente... (FIG.1)
- Não falei prá você? - disse Jandir, olhando fixamente para Leandro.
- Como é, então, no Espiritismo? Para que serve o Centro Espírita? - tornou Leandro, curioso.
- O Espiritismo, Leandro, também é uma religião cristã, ou seja, seguimos os ensinos de Jesus.
Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, isto é, seu organizador, buscou as palavras do Cristo, e, com a ajuda dos Espíritos Superiores, as explicou e ainda trouxe ensinamentos novos, os quais não nos sera possível entender, à época em que Jesus esteve entre nós. Por exemplo: uma vez, uma mulher perguntou a Jesus onde se deveria adorar a Deus, porque alguns diziam que era num lugar - o templo de Jerusalém, outros diziam que era no Monte Garizim... E Jesus lhe respondeu que dia viria em que os
homens adorariam a Deus em espírito e verdade, e não neste ou naquele lugar necessariamente.
Hoje compreendemos o que Jesus quis dizer à mulher. Deus não está em um altar, em um local.
E devemos adorá-Lo através do cultivo dos bons sentimentos e das boas ações, principalmente, em qualquer lugar e a toda hora...
- Então vocês não adoram a Deus dentro do Centro? - falou Leandro.
- Adoramos sim, Leandro. Mas não só adoramos a Deus, através da prece, no Centro. Lá também é nossa casa de trabalho, de estudo, de aprendizado das leis divinas, de prática da caridade... -
explicou tio Carlos.(FIG.2)
- E os Espíritos aparecem lá? Vocês vêem as pessoas que já morreram, e conversam com elas?-
indagou Leandro, meio desconfiado.
- Ah! Ah! Ah! Você está com medo, Leandro? - fez Jandir, provocando o companheiro.
- Eu não! Só perguntei porque falaram lá na escola que no Centro Espirita as pessoas conversam com almas do outro mundo... (FIG.3)
Tio Carlos aparteou:
- Os Espíritos, Leandro, são as pessoas que desencarnaram. Eles estão em todos os lugares onde lhes interesse e possam estar, só que numa dimensão, que não nos é possível enxergá-los ou ouvi-los com os olhos e ouvidos da carne. No Centro, através dos médiuns, que são pessoas que podem perceber melhor o Mundo Espiritual, essa comunicação é possível. E acontece em reuniões próprias para tal, quando recebemos ensinamentos dos Espíritos Benfeitores e podemos ajudar os Espíritos que sofrem.
Entendeu?
- Acho que entendi...
- Ô Leandro, por que você não vai comigo um dia lá no Centro? - perguntou Jandir.
- Qualquer um pode ir lá?
- Qualquer pessoa que queira saber um pouco sobre a Doutrina Espírita pode ir a uma reunião de estudos. Você poderia ir comigo no dia da Escolinha. Tenho certeza que vai gostar. A gente encontra os amigos, brincamos, estudamos as lições de Jesus, fazemos campanhas para ajudar os necessitados...
- Tá combinado! Quando você for ao Centro irei junto!
E os dois selaram a promessa com um cumprimento a que estavam acostumados, sob o olhar sorridente do tio Carlos. (FIG.4)
c) Fixação: Colagem e pintura.
Distribuir para as crianças cópias da Figura 2 para que colem pedaços de lã nas linhas que ligam as atividades ao Centro Espírita, e depois coloram ou pintem o desenho.
Variação: Com as crianças divididas em grupos, o evangelizador distribuirá tarefas para cada equipe, possibilitando, assim, a montagem de um único cartaz, composto de acordo com o conteúdo da Figura 2, o qual deverá ficar em exposição na sala de aula.
Importante que todos participem. Uma equipe recortará as figuras, a outra se encarregará de colorir, etc.
d) Material didático: Figuras anexas, cola, lã colorida, lápis de cor ou tinta guache.

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Fonte: http://www.evangelizacaojf.ddfserver.com/

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